Instituto Não Me Esqueças distribui cadernos educativos sobre a vida com Alzheimer

Instituto Não Me Esqueças distribui cadernos educativos sobre a vida com Alzheimer

O Instituto Não Me Esqueças anuncia com grande satisfação o lançamento do quarto caderno educativo da coletânea PlenaMente – A vida com a doença de Alzheimer. Além disso já está em produção o quarto caderno de atividades de estimulação cognitiva. Todo o material foi projetado para ser uma ferramenta de  apoio e um recurso para pessoas que vivem com Alzheimer e seus familiares. Os exemplares impressos são distribuídos gratuitamente para o público atendido pela associação. No entanto, toda a comunidade interessada pode baixar a coletânea completa gratuitamente no nosso site, acessando o link naomeesquecas.org.br/plenamente/.

Partindo do princípio de que ninguém compreende a vivência do Alzheimer melhor do que aqueles diretamente envolvidos — tanto os diagnosticados quanto seus cuidadores —, a coletânea oferece uma perspectiva íntima e educativa das experiências de três famílias que convivem com o Alzheimer, combinadas aos mais recentes achados de pesquisas e estudos avançados no campo das demências. A narrativa sensível mostra que diante da complexidade da condição é preciso desenvolver  estratégias adaptadas às necessidades de cuidado de cada caso.

A realidade das famílias retratadas permite abordar diferentes contextos e orientar sobre questões práticas que surgem em todas as fases da jornada do Alzheimer. Começando pelo diagnóstico e as perguntas na hora da consulta médica; os direitos da pessoa que vive com demência; os remédios disponíveis na rede pública de saúde; a sobrecarga emocional e suas consequências para quem cuida; o processo de curatela ou como se posicionar contra o estigma associado à doença, entre outros temas importantes.

O caderno educativo nº 4, recém-lançado, aborda questões como a decisão por uma instituição de longa permanência, a importância de uma rede de apoio, e oferece orientações sobre como se comunicar e promover o bem-estar de pessoas em estágios avançados da doença.

Elaine Mateus, cofundadora e vice-presidente do Instituto, além de presidente  da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer, comemora: “Chegamos ao último volume de nossa série com a esperança de que tenhamos fornecido uma fonte de conforto, orientação e conhecimento prático para aqueles que vivem com Alzheimer. Convidamos educadores, profissionais da saúde, cuidadores e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a vida com Alzheimer a acessar e compartilhar este recurso.”

Agradecimento

O Instituto Não Me Esqueça, agradece a todos os envolvidos na concretização  do Projeto PlenaMente. A coletânea  é o resultado de uma colaboração significativa entre pessoas que vivem com Alzheimer, familiares cuidadores, profissionais de saúde e dos voluntários da ONG, com recursos da Novo Nordisk e apoio da Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer. Baixe agora a coletânea PlenaMente – A Vida com Alzheimer, acesse o link naomeesquecas.org.br/plenamente/ ou entre em contato através do e-mail contato@inme.org.br ou pelo WhatsApp (43) 9 9155-5747.

Sobre o Instituto Não Me Esqueças

O Instituto Não Me Esqueças (Rua Uruguai, 759, Londrina) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, dedicada a apoiar indivíduos e famílias que convivem com a doença de Alzheimer, oferecendo recursos educacionais, suporte emocional e programas de conscientização para a comunidade.

Coletânea PlenaMente – A Vida com Alzheimer

Acesso gratuito: naomeesquecas.org.br/plenamente/

Realização: Instituto Não Me Esqueças – Rua Uruguai, 759, Londrina

Patrocínio do Projeto Plenamente: Novo Nordisk

Apoio: Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer

Patrocínio Institucional: Itaipu Binacional

Add a Comment

Your email address will not be published.

ten − 1 =