Instituto Não Me Esqueças vai desenvolver jogos educativos para idosos que vivem com Alzheimer

Instituto Não Me Esqueças vai desenvolver jogos educativos para idosos que vivem com Alzheimer

Instituto Não Me Esqueças vai desenvolver jogos educativos para idosos que vivem com Alzheimer

O Instituto Não Me Esqueças (INME) está em campanha para arrecadar recursos para o Projeto NeuroLúdico. Focado na estimulação cognitiva de idosos, o projeto utiliza jogos especialmente desenvolvidos para esse fim.

Os jogos do projeto NeuroLúdico serão desenvolvidos em colaboração com pesquisadores e pesquisadoras, considerando experiências das oficinas de estimulação oferecidas pelo Instituto Não Me Esqueças. “O NeuroLúdico é um programa inovador. Os jogos, terapêuticos e educativos, ajudam a manter a mente ativa e engajada, especialmente para pessoas que vivem com Alzheimer e outras formas de demência. É uma iniciativa cuidadosamente desenvolvida para evitar a infantilização dos idosos, proporcionando um recurso apropriado e respeitoso para estimulação cognitiva”, afirma Elaine Mateus, cofundadora do Instituto.

O envelhecimento pode influenciar significativamente a função cerebral, impactando o desempenho das funções cognitivas devido a alterações estruturais, funcionais e neurofisiológicas no cérebro. As atividades cognitivas, físicas e sociais são benéficas pois favorecem a capacidade de raciocínio e potencializam a estrutura e função cerebral. Por isso, a estagnação é a pior resposta ao envelhecimento. É vital se manter ativo, tanto mental quanto fisicamente e o Projeto NeuroLúdico se propõe a facilitar isso por meio de jogos divertidos e estimulantes.

O projeto pretende alcançar uma melhora direta na qualidade de vida da pessoa longeva, promovendo não só a independência e autonomia, mas também facilitando a sociabilização e a vinculação afetiva com familiares e cuidadores. A implementação incluirá a criação e produção de jogos interativos específicos para estimulação cognitiva, abrangendo áreas como memória, atenção e raciocínio. Esses jogos serão utilizados nas oficinas de estimulação cognitiva do INME, em Instituições de Longa Permanência e nas residências das famílias atendidas pelo Instituto.

Como contribuir

Para participar do financiamento coletivo do Instituto Não Me Esqueças, acesse o link https://www.paraquemdoar.com.br/inme. O INME é uma das entidades integrantes do programa ParaQuemDoar, parte de um movimento mais amplo que busca reforçar uma cultura de doação no país. O processo de doação é rápido e seguro.

Ajude a divulgar o trabalho do Instituto Não Me Esqueças

Fundado em 2017, o Instituto integra a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e é reconhecido como uma Instituição Amiga da Pessoa Idosa, comprometido com os direitos e o bem-estar das pessoas que vivem com demências.

Instituto Não Me Esqueças (INME)

Rua Paes Leme, 569, Centro, Londrina

Fone: (43) 9 9155 – 5747

contato@inme.org.br

A Comunicação Institucional do INME tem o patrocínio da Itaipu Binacional.

Add a Comment

Your email address will not be published.

eight − three =