História

O Instituto Não Me Esqueças foi fundado em 22 de março de 2017, em Londrina, por um grupo de familiares-cuidadores e profissionais da área da saúde. A nossa missão é a defesa dos direitos e da qualidade de vida dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores.

A motivação para constituir o Instituto, no entanto, vem desde 2015 quando foi realizada a primeira campanha de conscientização, durante o mês de setembro, cujo tema era Não Me Esqueças. Dai vem o nome do Instituto. Nosso objetivo é o de sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, divulgando informações e desafiando os estigmas que a cercam.

Acreditamos que o acesso amplo ao conhecimento e a participação plena da sociedade civil organizada junto a órgãos públicos e de fomento são fundamentais para diminuir os riscos da doença e seus impactos biopsicossociais, bem como para busca de tratamentos e da cura.

Sobre o instituto

O Instituto Não Me Esqueças é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação, na cidade de Londrina, de natureza civil, sem qualquer vinculação político-partidária, sem fins lucrativos ou econômicos, com autonomia administrativa e financeira. Conheça nosso estatuto.

Dentre as finalidades do Instituto Não Me Esqueças estão:

  • Promover a assistência social, a educação e a saúde dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores;
  • Expandir a conscientização pública e a compreensão da Doença de Alzheimer na comunidade em geral, por meio de ações socioeducativas;
  • Fomentar a capacitação de profissionais da área, a fim de estimular melhores práticas direcionadas àqueles que têm Doença de Alzheimer, seu familiares e cuidadores;
  • Defender os direitos das pessoas com a Doença de Alzheimer.

Nosso trabalho não deve substituir o diagnóstico e acompanhamento médico. Se você notou algum dos sintomas da Doença de Alzheimer em você ou em alguém que conheça, procure um médico e faça sua consulta.

Nossa marca

A identidade visual do Instituto é uma releitura da flor “miosótis”, também conhecida como não-me-esqueças, que significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. A logomarca foi elaborada de modo a expressar nosso vínculo com a vida e cada “pétala” tem o propósito de nos lembra dos compromissos que temos com a defesa da causa, a educação, o cuidado com os envolvidos, a pesquisa e busca por investimentos financeiros.

remete à flor não me esqueças já utilizada na marca anterior e tema da campanha do ano de 2015

cor símbolo do movimento setembro lilás, mês de conscientização da Doença de Alzheimer



Diretoria 2020-2023

Diretoria Executiva
Diretora Presidente – Elaine Fernandes Mateus

Secretária Geral
Juliana Quinteiro Canhete

Diretor Administrativo-Financeiro
Tania Maria Capucho Truss

Conselho Fiscal
Carlos Eduardo Oliveira
Eduardo Blanco
Andreia Lehmann


Conselho Consultivo
Lindsey Nakakogue – Médica Geriatra
Mara Solange Dellaroza – Enfermeira
Marcio Zuba De Oliva – Advogado
Marcos Cabrera – Médico Geriatra
Maria Karoline Gabriel Rodrigues – Enfermeira
Mariana Mateus De Oliveira – Psicóloga
Monica Catucci Borghesi – Psicóloga
Monica Marcello – Psicóloga

Veja o Estatuto do Instituto Não Me Esqueças



Convênios

Termo de Fomento Edital 01 Edital 02 Edital 03 Edital 04 Edital 05 Edital 06 Edital 07 Edital 08



Relatórios

2021 2020 2019 2018 2017




Realizadores

Colaboradores



Realizadores



Colaboradores