
História
O Instituto Não Me Esqueças foi fundado em 22 de março de 2017, em Londrina, por um grupo de familiares-cuidadores e profissionais da área da saúde. A nossa missão é a defesa dos direitos e da qualidade de vida dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores.
A motivação para constituir o Instituto, no entanto, vem desde 2015 quando foi realizada a primeira campanha de conscientização, durante o mês de setembro, cujo tema era Não Me Esqueças. Dai vem o nome do Instituto. Nosso objetivo é o de sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, divulgando informações e desafiando os estigmas que a cercam.
Acreditamos que o acesso amplo ao conhecimento e a participação plena da sociedade civil organizada junto a órgãos públicos e de fomento são fundamentais para diminuir os riscos da doença e seus impactos biopsicossociais, bem como para busca de tratamentos e da cura.

Sobre o instituto
O Instituto Não Me Esqueças é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação, na cidade de Londrina, de natureza civil, sem qualquer vinculação político-partidária, sem fins lucrativos ou econômicos, com autonomia administrativa e financeira. Conheça nosso estatuto.
Dentre as finalidades do Instituto Não Me Esqueças estão:
- Promover a assistência social, a educação e a saúde dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores;
- Expandir a conscientização pública e a compreensão da Doença de Alzheimer na comunidade em geral, por meio de ações socioeducativas;
- Fomentar a capacitação de profissionais da área, a fim de estimular melhores práticas direcionadas àqueles que têm Doença de Alzheimer, seu familiares e cuidadores;
- Defender os direitos das pessoas com a Doença de Alzheimer.
Nosso trabalho não deve substituir o diagnóstico e acompanhamento médico. Se você notou algum dos sintomas da Doença de Alzheimer em você ou em alguém que conheça, procure um médico e faça sua consulta.

Nossa marca
A identidade visual do Instituto é uma releitura da flor “miosótis”, também conhecida como não-me-esqueças, que significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. A logomarca foi elaborada de modo a expressar nosso vínculo com a vida e cada “pétala” tem o propósito de nos lembra dos compromissos que temos com a defesa da causa, a educação, o cuidado com os envolvidos, a pesquisa e busca por investimentos financeiros.

remete à flor não me esqueças já utilizada na marca anterior e tema da campanha do ano de 2015

cor símbolo do movimento setembro lilás, mês de conscientização da Doença de Alzheimer
Diretoria 2020-2023
Diretoria Executiva
Diretora Presidente – Elaine Fernandes Mateus
Secretária Geral
Juliana Quinteiro Canhete
Diretor Administrativo-Financeiro
Tania Maria Capucho Truss
Conselho Fiscal
Carlos Eduardo Oliveira
Eduardo Blanco
Andreia Lehmann
Conselho Consultivo
Lindsey Nakakogue – Médica Geriatra
Mara Solange Dellaroza – Enfermeira
Marcio Zuba De Oliva – Advogado
Marcos Cabrera – Médico Geriatra
Maria Karoline Gabriel Rodrigues – Enfermeira
Mariana Mateus De Oliveira – Psicóloga
Monica Catucci Borghesi – Psicóloga
Monica Marcello – Psicóloga
Veja o Estatuto do Instituto Não Me Esqueças
Convênios
Termo de Fomento Edital 01 Edital 02 Edital 03 Edital 04 Edital 05 Edital 06 Edital 07 Edital 08
Relatórios