Sobre A DA

Estágios da doença

No estágio inicial da doença de Alzheimer a pessoa tem bastante independência, mantendo sua vida social e rotinas de trabalho e de lazer. Nessa fase, o papel daqueles que estão próximos é o de dar suporte, conforto e amor.

Valorize os pontos fortes da pessoa e encoraje-a a continuar vivendo do modo mais independente possível. Você pode ajudá-la compartilhando agendas, lembrando-a de nomes e de pessoas, rememorando lugares, organizando com ela rotinas e calendários.

A pessoa com Alzheimer também precisa de suporte emocional. Ela pode se sentir frustrada, apreensiva, envergonhada ou isolada. Encoraje-a a compartilhar os sentimentos, a manter-se envolvida nas atividades que gosta e pergunte como você pode ajudá-la.

 

Não ignore a doença e os sentimentos da pessoa com Alzheimer.

 

Os estágios intermediários da doença de Alzheimer são tipicamente os mais longos e podem durar anos. Nesse período, os efeitos impostos pela doença ao cérebro podem dificultar a capacidade de expressar pensamentos e de realizar tarefas rotineiras. A pessoa com Alzheimer pode embaralhar palavras, ter problemas para se vestir, tornar-se frustrada ou agir de modos inesperados, como recusar-se a tomar banho.

 

Ser um parceiro ou parceira de cuidado de uma pessoa com Alzheimer requer flexibilidade e paciência. Na medida em que as habilidades da pessoa mudam e o funcionamento independente se torna mais difícil, é preciso assumir mais responsabilidades. As rotinas diárias precisam ser adaptadas e a estrutura torna-se ainda mais importante.

 

Aprenda o que esperar do desenvolvimento da doença para que você e a pessoa com Alzheimer possam ter melhor qualidade de vida.

 

Na medida em que a pessoa com Alzheimer perde gradativamente a capacidade de encontrar as palavras, de expressar pensamentos e de acompanhar as conversas, ela também apresenta maior dificuldade em compreender os outros. 

Mudanças na capacidade de comunicação durante os estágios intermediários da doença incluem dificuldade para encontrar a palavra certa, repetição de perguntas, perda da linha de raciocínio e uso de recursos não verbais.

Você pode ajudar a melhorar a comunicação por meio de mudanças simples como falar devagar e de modo nítido, usar um tom gentil, encorajar a pessoa a continuar sua explicação, evitando criticá-la ou corrigi-la, ouvindo atentamente, evitando interrupções.
As emoções e sentimentos que a pessoa com Alzheimer está tentando expressar podem ser mais importantes do que aquilo que está sendo dito. Procure pelos sentimos atrás das palavras.

Nos estágios mais avançados da doença de Alzheimer, o papel de quem cuida é preservar a dignidade e a qualidade de vida da pessoa. Embora haja tipicamente a perda da capacidade de falar e de expressar suas necessidades, pesquisas indicam que é possível manter a conexão.

Nesse estágio, o mundo é experimentado pelos sentidos. Você pode se conectar e expressar seus sentimentos por meio do tato, do som, da imagem, do olfato e do paladar. Tente, por exemplo:

  • Tocar sua música favorita
  • Ler partes de um livro que tenham significado para a pessoa
  • Olhar fotos juntos
  • Preparar uma refeição juntos
  • Passar seu creme favorito em suas mãos
  • Pentear seu cabelo
  • Sentar-se com a pessoa em um lugar que agradável