Facilitando a rotina de cuidados

POR THAIS BENTO LIMA E DÉBORAH OLIVEIRA. PROGRAMA ZELAR, MÓDULO 2, FEBRAZ, 2022. DISPONÍVEL EM ZELAR.FEBRAZ.ORG.BR

Algumas dicas simples que podem facilitar ainda mais a rotina de cuidado:

A pessoa que vive com demência não é uma criança e, portanto, não deve ser tratada como tal. Ninguém gosta de ser infantilizado(a) ou desrespeitado(a), e isso pode gerar mais ansiedade e mal-estar para a pessoa. Devemos sempre nos perguntar: como eu me sentiria se fosse tratado(a) assim?
Respeite a sua autonomia no dia a dia oferecendo diferentes formas pelas quais ela possa colaborar com a rotina da casa (e.g. secar louças, varrer a casa, fazer lista de compras – ditado, dobrar roupas do varal, ajudar com o preparo de alimentos etc.) e incluindo-a nos processos de decisão sempre com opções e comunicação clara (e.g. você prefere comer isso ou aquilo? você gosta mais disso ou daquilo?).
Embora a demência seja uma doença, esta faz parte da vida da pessoa e, como é o caso de qualquer outra doença (diabetes, pressão alta etc.), não podemos reduzir a pessoa ao diagnóstico. Mantenha a sua rotina o mais parecida possível com o que era antes do diagnóstico (dentro do possível), mantendo hábitos e relacionamentos que ela goste;
Tenha paciência. Se você é difícil para você, imagine para a pessoa que vive com demência! Não é fácil, mas a impaciência pode muitas vezes piorar a situação e deixar você e a pessoa que vive com demência ainda mais frustrados(as).
O uso de revistas, leituras, fotos de familiares, e músicas podem ajudar muito a trazer bem-estar e a fortalecer as relações da pessoa com você e com outros membros da família e amigos.
Realize atividades físicas leves ou moderadas (como caminhadas, hidroginástica) com regularidade, desde que não haja nenhuma contraindicação por problemas de saúde física.
Quando necessário, busque aconselhamento com profissionais capacitados que poderão avaliar e indicar quais atividades poderão ser executadas pela pessoa, segundo as suas possibilidades.
Faça intervalos entre as atividades para aliviar qualquer tensão ou frustração.
Quando possível, divida as responsabilidades. Outros membros da família podem não perceber o quanto é difícil se você não contar a eles, ou pode achar que você não precisa de ajuda. Observe seus limites e tente não os ultrapassar.
Além disso, as mulheres, principalmente as esposas cuidadoras, são as que mais comumente sofrem com sobrecarga emocional e estresse decorrentes das tarefas de cuidado. A ajuda de amigos tem um papel importante na manutenção do seu bem-estar e da sua saúde mental.