O projeto MusicalMente

O projeto MusicalMente nasce da necessidade de reconhecer e afirmar o direito das pessoas que vivem com Alzheimer de continuar a experienciar o mundo de uma forma que respeite quem elas são — suas memórias, gostos e preferências. É um apelo para que essas pessoas vivam com mais dignidade por meio da música que fala aos seus corações.

O projeto MusicalMente foi desenvolvido para atender diretamente pessoas que vivem com Alzheimer em estágio inicial e intermediário, além de capacitar familiares e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) para utilizar a música como intervenção terapêutica.

A música é uma poderosa ferramenta terapêutica que pode engajar diferentes áreas do cérebro, fortalecendo redes neurais envolvidas nos processos motores, emocionais e de memória. Estudos de neuroimagem funcional demonstram que a música pode desencadear respostas emocionais e memórias autobiográficas, mesmo em pessoas com comprometimento cognitivo significativo. Além disso, a música personalizada pode reduzir a agitação, diminuir a ansiedade e promover uma sensação de prazer e relaxamento.

Objetivos

Proporcionar qualidade de vida

saúde emocional e dignidade às pessoas que vivem com Alzheimer, por meio da música..



Personalização das músicas:

Implementar práticas de personalização das músicas para pessoas que vivem com Alzheimer na sede do Instituto Não Me Esqueças.

Integração com ILPIs:


Integrar boas práticas de intervenção baseada em música ao sistema das ILPIs.




Capacitação de cuidadores:

Promover o uso da personalização de músicas nas práticas das famílias e de profissionais que cuidam de pessoas que vivem com Alzheimer em domicílio.

Atividades e Metas

Oficinas de música

Realizadas semanalmente na sede do Instituto, as oficinas visam estimular a cognição e promover o bem-estar emocional dos participantes. Nossa meta é realizar 1.000 atendimentos ao longo do primeiro ano, beneficiando diretamente 50 pessoas com Alzheimer.

Atividades intergeracionais

Promovemos a participação de diferentes gerações nas oficinas, envolvendo pessoas idosas que vivem com Alzheimer, suas famílias, crianças, jovens e adultos voluntários. Realizaremos 4 atividades intergeracionais por ano, como encontros musicais, nos quais os participantes compartilharão suas músicas favoritas e histórias relacionadas.

Capacitação de profissionais e familiares

Oferecemos treinamento e capacitação para profissionais de ILPIs e familiares cuidadores, demonstrando como selecionar e utilizar músicas personalizadas de forma eficaz. Nossa meta é capacitar, pelo menos, 10 familiares em domicílio e funcionários em duas instituições públicas de longa permanência.

Quem pode participar do MusicalMente

O projeto MusicalMente atende pessoas que vivem com diagnóstico de demência em estágios iniciais e intermediários da doença, por meio de oficinas semanais na sede do Instituto. Algumas outras atividades são desenvolvidas para a capacitação de familiares que cuidam em domicílio e de profissionais que atuam em residenciais de longa permanência.

01

O foco principal da musicoterapia é proporcionar qualidade de vida, saúde emocional e dignidade a pessoas  que vivem com demência, por meio da música.

02

Na segunda etapa do projeto, a capacitação é para familiares cuidadores de pessoas em estágio avançado da doença, para que possam utilizar a música como recurso para mais leveza e conforto no cuidado em casa.

03

Na terceira etapa, funcionários de instituições públicas de longa permanência em Londrina recebem o treinamento

CAPAz

Para saber como participar das atividades do programa CAPAz

INME

Para apoiar o MusicalMente e outros serviços do INME

Patrocinador

O projeto MusicalMente é patrocinado pelo Itaú Viver Mais, associação sem fins lucrativos que atua com o tema longevidade e faz parte do grupo Itaú. Agradecemos o investimento social nesta iniciativa que promove a qualidade de vida e bem-estar das pessoas longevas que vivem com Alzheimer ou outra demência.