O QUE FAZEMOS

O Instituo Não Me Esqueças

O Instituo Não Me Esqueças acredita que as pessoas que vivem com Alzheimer devem ter seus direitos humanos preservados, independentemente de sua condição. Isso significa empreender esforços na defesa da demência como uma prioridade na saúde pública e do conhecimento como instrumento de poder da sociedade. 

Nosso trabalho inclui o serviço de cuidado e apoio a pessoas com Alzheimer e familiares, no qual oferecemos uma série de oficinas, com o objetivo de estimular a participação social, fortalecer vínculos e manter as funções cognitivas pelo maior tempo possível. Esse serviço é realizado com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa e conta com recursos do setor público. 

Criamos grupos de apoio para pessoas que convivem com essa condição, nos quais abrimos espaço importante de escuta, de troca de experiência e de desenvolvimento de redes de apoio e de acolhimento mútuo.

Em parceria com o Grupo de Estudos sobre Envelhecimento, da Universidade Estadual de Londrina, organizamos eventos mensais, com a finalidade de levar informação relevante e confiável para toda a sociedade. 

Além disso, todos os anos, em setembro, o INME participa da campanha global de conscientização para o Mês Mundial do Alzheimer, com foco especial no Dia Mundial do Alzheimer em 21 de setembro. O mês e a campanha aumentam a conscientização necessária e ajudam a combater o estigma.

Não menos importante, o INME atua junto a outras entidades com o propósito de facilitar e encorajar estudos e pesquisas científicas, a fim de garantir que os resultados tenham impactos na prática e sejam aplicados em experiências locais que resultem em melhor qualidade de vida às pessoas que convivem com demência.