Como ajudar as pessoas a aceitar ajuda e apoio?

Às vezes, quando alguém recebe um diagnóstico de demência, pode ser difícil aceitar que precisa de ajuda. Mas existem maneiras gentis de ajudar essa pessoa a entender que o suporte e acompanhamento são importantes.

 

Leve em consideração os dias bons e ruins: Assim como todos nós, pessoas com demência têm dias em que se sentem melhor ou pior. Preste atenção a esses momentos para abordar o assunto da ajuda quando a pessoa estiver mais disposta.

 

Seja flexível: Entenda que todos têm suas rotinas e maneiras de fazer as coisas. Seja flexível e respeite essas rotinas, o que pode ajudar a pessoa a se sentir mais confortável com a ajuda.

 

Construa confiança: Para aceitar ajuda, é importante confiar na pessoa que está oferecendo apoio. Isso pode levar tempo, mas é essencial.

 

Desenvolva o relacionamento gradualmente: Comece com pequenas visitas, como passeios ou um café, antes de oferecer ajuda com tarefas mais íntimas. Isso pode ser útil para construir uma relação de confiança.

 

É importante lembrar que cuidados pessoais são muito íntimos e podem gerar emoções fortes. Nunca force a ajuda, mas também não ignore as necessidades de cuidado. Encontre maneiras gentis de fornecer apoio que sejam aceitáveis para a pessoa, seja de um(a) profissional ou mesmo de um familiar próximo. 

 

Algumas outras dicas que podem auxiliar na construção da confiança:

 

  • Forneça explicações claras e repita tantas vezes quantas necessárias 
  • Não peça muita coisa de uma vez 
  • Trabalhe na construção de um relacionamento mais próximo com a pessoa, mostrando que ela é valorizada como indivíduo e não apenas vista como foco de uma tarefa de cuidado
  • Assegure-se de estar avançando a um ritmo com o qual a pessoa se sinta confortável e segura, sem pressa ou pressão 
  • Assegure-se de que está respeitando sua dignidade e individualidade o máximo possível.

 

Cuidar de alguém com demência pode ser desafiador, mas com paciência, empatia e respeito, é possível construir um relacionamento sólido e de confiança, proporcionando o apoio necessário.

Porque Eu Me Importo ​