Torne as refeições calmas e confortáveis*

Durante as fases intermediárias do Alzheimer, distrações, muitas opções e alterações na percepção, no gosto e no olfato podem tornar a alimentação mais difícil. As seguintes dicas podem ajudar:

Limite as distrações

Sirva as refeições em ambientes tranquilos, longe da televisão e de outras distrações.

Mantenha a configuração da mesa simples

Respeite a sua autonomia no dia a dia oferecendo diferentes formas pelas quais ela possa colaborar com a rotina da casa (e.g. secar louças, varrer a casa, fazer lista de compras – ditado, dobrar roupas do varal, ajudar com o preparo de alimentos etc.) e incluindo-a nos processos de decisão sempre com opções e comunicação clara (e.g. você prefere comer isso ou aquilo? você gosta mais disso ou daquilo?).

Distinguir a comida do prato

Alterações nas habilidades visuais e espaciais podem dificultar para alguém com demência distinguir a comida do prato ou o prato da mesa. Pode ser útil usar pratos ou tigelas brancos com um jogo americano de cor contrastante. Evite pratos, toalhas de mesa e jogos americanos com padrões.

Verifique a temperatura dos alimentos

A pessoa com demência pode não ser capaz de dizer se algo está muito quente para comer ou beber. Sempre teste a temperatura dos alimentos e das bebidas antes de servir.

Ofereça um item de comida de cada vez

A pessoa pode ter dificuldade em decidir entre os alimentos no prato. Sirva apenas um ou dois itens de cada vez. Por exemplo, sirva purê de batatas seguido pelo prato principal.

Seja flexível com as preferências alimentares

É possível que a pessoa desenvolva subitamente certas preferências alimentares ou rejeite alimentos que gostava no passado.

Permita bastante tempo para comer

Lembre-se de que pode levar uma hora ou mais para a pessoa terminar.

Coma junto

Dê à pessoa a oportunidade de comer com outras pessoas. Manter as refeições sociais pode incentivar a pessoa a comer.

Lembre-se de que a pessoa pode não se lembrar de quando ou se comeu

Se a pessoa continuar perguntando sobre o café da manhã, considere servir vários cafés da manhã — suco, seguido de torradas, seguido de cereal.

*Este material é uma adaptação autorizada de material produzido pela alz.org