Instituto Não Me Esqueças recebe título de entidade de utilidade pública estadual

Instituto Não Me Esqueças recebe título de entidade de utilidade pública estadual

Uma conquista importante foi alcançada nesta semana: o projeto de lei que concede ao Instituto Não Me Esqueças (INME) o título de utilidade pública estadual foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta, de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), foi votada em turno único e agora aguarda sanção do governador para se tornar lei.

“Esse título reconhece a seriedade e o impacto do trabalho que o Instituto desenvolve na vida de centenas de famílias”, afirma a deputada Luciana Rafagnin. “O INME é o único centro gratuito especializado nesse tipo de atendimento em Londrina.”

O aval do Legislativo estadual reforça a relevância do trabalho que o INME realiza há 8 anos, oferecendo atendimento especializado, gratuito e centrado na pessoa a indivíduos diagnosticados com Alzheimer e outras demências, além de seus familiares e cuidadores.

A fundadora do INME, Elaine Mateus, destaca que o reconhecimento também ajuda a romper o estigma. “Receber o título de utilidade pública é dizer à sociedade que o cuidado com pessoas com Alzheimer é uma causa legítima, urgente e possível. Nosso compromisso é com a dignidade, a autonomia e os direitos humanos.”

Por que esse título é importante?

Como entidade de utilidade pública estadual, o Instituto pode:

  • Firmar convênios com órgãos públicos;

  • Buscar novas parcerias e financiamentos;

  • Acessar recursos destinados a projetos sociais;

  • Obter isenções tributárias que ajudam a manter e ampliar as atividades oferecidas.

Impacto

A titulação também simboliza um respaldo institucional à importância social e humana das ações desenvolvidas por nossa equipe, voluntários e apoiadores.

De abril de 2024 a março de 2025, o Instituto realizou 8.674 atendimentos, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Atualmente, 75 famílias aguardam na fila de espera. Cerca de 63% dos atendimentos são destinados a usuários do SUS, e 45% chegam ao INME por recomendação médica — dados que evidenciam a credibilidade da instituição junto aos profissionais de saúde e à comunidade.

Além da assistência direta, o INME tem atuação ativa na formulação de políticas públicas. Um exemplo é a colaboração na construção do Projeto de Lei 860/2023, que propõe a adoção de pulseiras de identificação para pessoas com Alzheimer, promovendo mais segurança e visibilidade.

Um passo a mais em nossa missão

O Instituto Não Me Esqueças nasceu do amor de familiares e profissionais que se recusaram a aceitar a invisibilidade da demência. Somos uma organização civil, sustentada por doações, patrocínios e convênios, e que se dedica a contribuir para a qualidade da vida com Alzheimer. Oferecemos oficinas de estimulação, apoio emocional, orientação para cuidadores familiares e diversas outras ações voltadas à autonomia e ao bem-estar.

Com a aprovação deste projeto de lei, avançamos ainda mais na construção de um futuro em que todas as pessoas com demência sejam vistas, melhor cuidadas e mais respeitadas.

💜 Seguimos firmes. Com afeto e compromisso.

📍 Rua Paes Leme, 569 – Londrina (PR)
📞 (43) 99155-5747
📧 contato@inme.org.br
🌐 www.naomeesquecas.org.br