Setembro Lilás começa com cinema lotado em Londrina para ver filme sobre Alzheimer

Setembro Lilás começa com cinema lotado em Londrina para ver filme sobre Alzheimer

Um cinema lotado para assistir a um curta-metragem sobre Alzheimer. Assim começou a campanha Setembro Lilás em Londrina, com a exibição do filme Meu Superman, no Espaço Villa Rica, na noite do dia 4 de setembro. Cerca de 400 pessoas acompanharam a sessão, emocionadas com a delicadeza do roteiro, que retrata a relação entre pai e filho diante dos desafios da demência.

A sessão marcou a abertura oficial da campanha, promovida pelo Instituto Não Me Esqueças (INME), em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz). Logo após o filme, o público participou de uma roda de conversa com o diretor e roteirista Alexandre Estevanato, o geriatra Dr. Marcos Cabrera, a psicóloga Luciana Gusmão e a fundadora do Instituto e presidente da Febraz, Elaine Mateus. A mediação foi da jornalista Christina Mattos.

Durante o bate-papo, o Dr. Cabrera refletiu sobre o avanço da conscientização na sociedade:

“Estamos aqui com um cinema lotado para assistir a um filme sobre Alzheimer. Isso era impensável há dez anos”, afirmou, ressaltando a importância de espaços que favoreçam o diálogo, a escuta e a troca de experiências.

Este ano, a campanha Setembro Lilás traz  a mensagem “Pergunte sobre Alzheimer”, um chamado para que a população se informe, faça boas perguntas e não enfrente o desafio da demência sozinha.

“Na época em que cuidei da minha mãe, eu nem sabia onde e o que perguntar. Hoje, aqui em Londrina, as pessoas têm mais acesso à informação e orientação. É preciso aproveitar essas oportunidades”, lembrou Elaine Mateus.

Ao longo do mês, serão realizadas várias atividades para aprofundar esse diálogo. No dia 10 de setembro, o Dr. Marcos Cabrera ministra a palestra “Pergunte sobre Alzheimer”, no auditório do SESC Centro (Rua Fernando de Noronha, 264). Já no dia 15, o neurologista Dr. Fábio Porto apresenta a palestra “Alzheimer e outras demências: o que todos precisam saber”, no auditório da Unimed Londrina (Av. Ayrton Senna da Silva, 1065).

Em 21 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, acontece uma grande mobilização no Aterro do Lago Igapó, das 7h30 às 12h. A programação inclui atividades recreativas, apresentações culturais, rodas de conversa com especialistas e serviços gratuitos à população, como aferição de pressão, testes de glicemia, triagem auditiva e rastreio cognitivo.

Outras duas ações da campanha colocam as famílias atendidas pelo Instituto como protagonistas. Entre os dias 15 e 30 de setembro, o Boulevard Londrina Shopping recebe a exposição fotográfica “Traços da Existência”, que reúne imagens dos trabalhos artísticos, como desenhos e pinturas,  produzidos nas oficinas do Instituto. No dia 19, o público também poderá assistir à apresentação do coral Gerasons, formado por pessoas que vivem com Alzheimer, familiares, voluntários e profissionais do INME.

Veja a programação completa da campanha em: www.setembrolilas.org.br
Fotos: Cristiano Nakajima